MISSÃO
Projetar criatividade em interfaces artísticas inovadoras articulando pessoas, mídias e linguagens de forma sustentável.
VISÃO
Tornar-se referência nacional em Arte de Interface desenvolvendo uma produção artística original e mediando ampla rede de produção e apreciação cultural de forma integrada à Economia da Cultura.
ARTE DE INTERFACE
O Coletivo Palavra é um coletivo de produção de Arte de Interface, com foco prioritário na web. Em sua produção, se estrutura a partir dos conceitos de:
MULTIMÍDIA: convergência e integração de diversas mídias, mesclando os vários estilos de mídia disponíveis na construção de interfaces artísticas. A mídia é entendida como suporte, já a articulação multimídia estabelece o formato de interface.
HIPERTEXTO: exploração das conexões dos vários elementos multimídia que compõem o mesmo trabalho artístico. O hipertexto se estabelece explicitamente na costura de hiperlinks entre os elementos e, indiretamente, na linguagem artística que promove sentidos comuns entre esses elementos.
COLABORAÇÃO: forma de trabalho que se expandiu em possibilidades com o surgimento da tecnologia digital, da internet e da web. Indica a construção de obras abertas à interação dos coletivos por elas interessados, construídas por meio da participação dos parceiros.
ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO
Consolidar o Selo Coletivo Palavra e fidelizar um público que aprecie suas produções culturais.
Articular a rede virtual de apreciadores do Coletivo Palavra com dinamismo e inventividade.
Tornar-se ponto de encontro virtual e físico de artistas interessados em Arte de Interface e de profissionais para o desenvolvimento de seus produtos culturais.
Produzir eventos artísticos inovadores em sua linguagem aplicando o conceito de Arte de Interface também em ambientes físicos, sempre dialogando com o virtual e com as tecnologias digitais, de forma sustentável.
Especializar-se em captação de recursos de incentivo à cultura.
Produzir a PALACOLETIVA – Sarau Multimídia do Coletivo Palavra – como palco principal da Trupe Coletivo Palavra.
Promover reuniões criativas com o objetivo de consolidar a trupe, fomentando o diálogo entre os colaboradores.
Participar ativamente de eventos sobre Cibercultura e novos caminhos de produção cultural apresentando-se com posicionamentos de qualidade.
Estreitar parcerias estratégicas com entidades governamentais e privadas de produção cultural e apoio à cultura, bem como empresas e organizações que incentivam a Cultura Desenvolver linha de produtos para divulgação da marca Coletivo Palavra.
VALORES
CRIATIVIDADE, OUSADIA E INOVAÇÃO – o estilo de produção do Coletivo Palavra é caracterizado pelo espaço à criação contínua dos colaboradores, em busca de expressões artísticas originais e instigantes, estabelecendo diálogos abertos à experimentação e espaços de crítica e reflexão, questionando o modelo de produção cultural de massa e estruturando um caminho alternativo para a arte independente.
INTERATIVIDADE E COLABORAÇÃO – o Coletivo Palavra coloca a interação no centro de seu processo criativo. É a partir dela que os projetos são executados e é pensando nela que eles são estruturados de forma aberta a novos parceiros interessados em somar talentos às poéticas desenvolvidas pelo grupo. Os projetos são executados de maneira compartilhada e estruturados de forma aberta à participação do público.
SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO CULTURAL E DO PLANETA – a produção do Coletivo Palavra é realizada por meio de projetos viáveis e de longo prazo. Suas ações são permeadas por posturas socialmente responsáveis, chamando a atenção do público para atitudes sustentáveis, adotando práticas de redução de danos ao meio ambiente, atuando na promoção da cidadania e da Arte crítica.
AMIZADE – o Coletivo Palavra prima pelas relações de amizade e as considera fundamentais para que exista a confiança necessária entre os parceiros na execução dos projetos. O afeto, o cuidado e o respeito são elementos valorizados pelo grupo em seu processo de produção.
LIBERDADE E DIVERSIDADE – os colaboradores do Coletivo Palavra possuem liberdade para criação nos projetos desenvolvidos, estabelecendo um processo de sinergia e de composição coletiva dos trabalhos. A diversidade é valorizada em todos os seus aspectos, absorvendo a variedade de estilos de vida, expressões artísticas e pensamentos na construção de suas poéticas.
POSICIONAMENTO – A INTERFACE É A MENSAGEM O posicionamento do Coletivo Palavra é uma clara alusão à célebre tese de Macluan, um dos principais teóricos da comunicação da Modernidade: “o meio é a mensagem”.
Para o Coletivo Palavra, a interface se apresenta como meio de comunicação por excelência, entendendo as diversas telas resultantes da geração audiovisual como nós de redes físicas e virtuais apresentadas como interfaces. A mensagem, o sentido, está na compreensão dos vários elementos que compõem a rede e não em cada um dos nós. São as interfaces que propiciam essa compreensão.
O Coletivo Palavra intervém artisticamente nesse contexto, produzindo a partir da colaboração física e virtual, associando mensagens, mídias e linguagens. Com a produção de seus hipertextos, a trupe insere interfaces artísticas no ciberespaço, convidando a um olhar crítico e inovador para a realidade. O Coletivo Palavra traz essa visão para os artistas de sua trupe, trabalhando na produção de ÁLBUNS VIRTUAIS, que funcionam como elementos centrais de projetos culturais. Mesmo em eventos físicos, a apresentação da trupe se dá a partir da exploração das interfaces possíveis em cada ambiente e para cada proposta, inserindo a platéia telepresencial no evento presencial e vice-versa. A Arte do Coletivo Palavra não pode ser compreendida de maneira alheia à forma de sua apresentação. Para nós, a interface é a mensagem.